- Artista vs Consumidor: essa é uma luta que ultimamente está ficando cada vez mais evidente,de um lado o ponto de vista dos artistas de fotografia eu estou falando dos fotógrafos, do outro lado o consumidor pessoas comuns que tem apenas um celular com câmera boa .
- Os dois tiram muitas fotos, mas com a tecnologia de hoje em dia dos smartphones com softwares cada vez mais inteligentes o mercado da fotografia está sendo sacudido por isso.
- Aí surge a pergunta: qual o futuro para o fotógrafo ? Dúvida que não quer calar.
- Para um pessoa comum tirar uma boa foto com seu smartphone top de linha é aparentemente fácil né, só dá o trabalho de enquadrar e pronto e deixar o pós processamento pro celular fazer .
- Só que pra um profissional de fotografia não é bem assim.
- O conhecimento de profundidade, iluminação, posicionamento de câmera e técnica fazem toda diferença de uma foto comum para um foto profissional.
- O objetivo do fotógrafo é capturar uma foto excelente, uma foto que mostre um momento histórico, seja de pessoas ou paisagens.
- Aquele tipo de foto que tem um história pra contar daqui alguns anos.
- Mas oque tem acontecido ultimamente é que com a facilidade da pós edição fica fácil pra uma pessoa comum tirar fotos muito boas usando recursos do próprio celular, que não é errado de maneira alguma pois a arte está no olho de quem vê.
- Nas redes sociais existem fotos incríveis que não se sabe mais oque foi tirado com celular ou câmera profissional.
- O ponto positivo é que ficou muito mais acessível capturar um momento do seu dia com seus amigos, família e paisagem interessantes sem precisar contratar um fotógrafo para isso para ter qualidade.
- O ponto negativo de tudo isso é que para o profissional de fotografia o mercado está cada vez mais ficando estreito.
- Por exemplo; em uma festa de casamento ou formatura geralmente se contratava uma equipe de 10 a 15 pessoas para foto, vídeo e iluminação, mas agora com a evolução das coisas 2 ou 3 pessoas já conseguem dar conta com o auxílio de drones e cortes de vídeo.
- Isto que está acontecendo é a evolução da arte.